BIBIOGRAFIA DO NAGRELA

 "A quem diz que não sou consciente. Não faço kuduro inteligente mas com mic na mão sou um ´poeta minhas palavras me faz profeta Sou vou parar em 2030 Mas até lá vou dar muitas fintas".





AUTO DENOMINADO "ESTADO MAIOR DO KUDURO", GELSON CAIO MANUEL MENDES NASCEU EM 30 DE OUTUBRO DE 1986 NO MUNICÍPIO DO SAMBIZANGA, PROVÍNCIA DE "LUANDA".
O RENOMADO  NAGRELHA OU NANA COMO É TRATADO PELOS FÃS, É CONSIDERADO COMO UMA " LENDA" NO  KUDURO COM A CAPACIDADE DE AJUNTAR MULTIDÕES AO SEU REDOR,  O CANTOR CARREGA CONSIGO UMA VOZ QUE É CONSIDERADO COMO "A VOZ DE OURO DO KUDURO" 
.
                                                        INFANCIA

Numa  entrevista cedida no programa Zap News, comandado por Daniel Nascimento e Henesse Cacoma, Gelson Manuel Mendes mais querido por  Nagrelha explanou a sua história pelo mundo ao revelar a sua infância difícil e da sua relação com o pai, tendo feito menção que, foi graças ao dinheiro vindo do  seu suor na música que o ajudou  comprar a primeira casa do seu pai que já não encontra-se no mundo dos vivos.
“Eu tenho muitas memorias do meu pai, não cresci com ele, mas depois de uma certa idade conheci-o no meio de  desavenças em casa, porque fui obrigado de viver com o meu pai porque não quis que vivesse em casa, porque ele já me matriculou e registou acima de tudo. Mas diziam que o meu pai tem tudo para mim viver com ele, e na altura tinha três agências de gás e era bem conhecido dentro do município do Sambizanga, e foi ai que ganhei a curiosidade de o conhecer, quando comecei a lavar carro no São Paulo, lembro de já ter lavado o carro do meu próprio pai, depois ele me disse que a vida é assim, porque também já passou por isso”, disse o artista que acrescentou que não sabia que era seu pai, pois onde ele metia o carro era onde se lavava os outros aquilo era meio de sobrevivência.
Questionado por Daniel se mantém laços com a família do pai, Nagrelha disse que os mesmos vivem muito distante e só chegou de conhecer três dos seus tios até hoje, tia Zinha João e Octávio.
O autor do grande sucesso “Comboio”, com o grupo Os Lambas, Nana contou também que só aos 13 anos teve a oportunidade de conhecer o pai e pelas dificuldades que ele passava depois de perder os bens que possuía, viu-se na qualidade de filho, com o dinheiro do sucesso do seu primeiro álbum comprou uma casa para o pai.
“Pelas histórias que me foram contados o meu pai viveu com a minha mãe até aos meus 4 anos, se separaram, mas eu com os meus 13 anos tive a oportunidade de o conhecer. Porque quando começo a cantar, me lembro que já conhecia o meu pai e um dos meus primeiros sucesso que é o meu álbum, a primeira casa que eu compro com o meu suor foi é a do meu pai, porque ele já estava adoecer e precisa de sair de onde estava porque as pessoas que ele sempre confiou eram as mesmas que estavam a lhe meter em baixo, e chegou uma altura que perdeu tudo. Meu pai tinha muitos bens e o problema era as más companhias e também e os gostos que ele tinha, muitas namoradas e muitos filhos que conheço, mas a família dele não conheço”, contou.
Nagrelha explicou ainda que depois da separação dos pais, foram viver com sua avó, porque o tio, irmão mais velho de sua mãe não quis, “Eu era criança, se bem que todo mundo erra mas tinha que estar ao lado do meu pai porque pelo que o meu tio dizia não era certo abandonar um filho. E foi com essas lições que hoje me mergulho de ter os meus e ficar com eles”, concluiu o cantor.
 OS DEMNIOS DO SAMBIZANGA E O PUTO AMIZAD A ACAMINHO DO SUCESSO
O grupo dednominado os "DEMONIOS DO SAMBIZANGA" que posteriormente ganhou o nome de "OS LAMBAS" foi criado no ano  de 2000 pelo seu co-fundador " Amizade" que desenpenhou um papel preponderante rumo ao sucesso. 
 O antigo Lider Do Grupo,Que já não faz parte do mundo dos vivos Infelizmente, foi o pivo do desenvolvimento do grupo sustentado pelo  seu poder  no mundo kuduro.
Entre o crime e a música Puto Amizade optou pelo amor a arte. Com varias tentaivas na concretização do sonho de subir na fama tendo varias tentativas musicais que não deram certo,  a sorte bateu a sua  porta quando se junta ao Bruno King e chama o Nagrelha para adoçar no coro e intro, dessa fusão surgiu o primeiro  sucesso com a musica "DANÇA DO 4", em 2004, nessa mesma musica o grupo menciona no coro nomes de vários marginais procurados pela Dnic, a polícia conotou o Puto Amizade como o lider destes mesmos miliantes. 
Puto Amizade  morreu em 2005  pelos agentes da policia não identificados numa madrugada em plena rua do Baião na entrada do Beco que dava acesso a sua casa,  Amizade morreu com 19 anos e deixou um grande legado musical na cultura Angolana, em homenagem ao Amizade os Lambas dedicaram a musica MEXER O BUMBUM em memória ao lider e fundador do grupo.
PERCURSO DA MÚSICA
Com a morte do puto Amizade em 2005,  Nagrelha começa a subsair no grupo seguindo passos do seu co-fundador primeiro e apartir de 2006, o grupo lança  o primeiro Album Conhecidos antigamente como "Os Demónios do Sambizanga” e hoje Os Lambas, cosntituido actualmente por três elementos, Nagrelha " Gelson Caio Manuel Mendes" , Bruno King "Bruno André Wibba" e Handeloy "Anderson Vicente Tenente" que aparece no foco após a morte do ex membro do grupo "Amizade".
Três meses depois do lançamento do primeiro álbum do grupo musical "Os Lambas", intitulado "Estado Maior do Kuduro", que vendeu num só dia mais de nove mil cópias na portaria da Rádio Nacional de Angola, o conjunto já está trabalhando para o lançamento do seu segundo disco, cuja apresentação está prevista para Fevereiro próximo.
Em entrevista ao Jornal de Angola, Gelson Caio Manuel Mendes "Puto Nagrelha", o líder dos Lambas, adiantou que para esta segunda obra discográfica já estão editadas quatro faixas musicais, gravadas e produzidas num dos estúdios do município do Sambizanga. "Já estamos a trabalhar para acabarmos esta obra o mais rápido possível, para podermos fazer o lançamento em Fevereiro do próximo ano" disse.
"Puto Nagrelha" garantiu ainda que optaram em gravar as músicas nos estúdios do Sambizanga para não fugirem da originalidade do kuduro no gueto. "Vamos continuar a fazer as nossas músicas no gueto, com os DJ Marcel e Esqueleto, porque a nossa intenção é fazer do município do Sambizanga a maior potência nacional do estilo kuduro" afirmou.
Para os próximos meses, o grupo Os Lambas têm ainda em carteira um projecto de ajuda e descoberta de novos talentos nesse estilo. Afim de ajudarem pessoas que gostam de cantar kuduro e que não têm possibilidades de gravar uma música. Por isso, nesta nova obra o grupo vai contar também com a participação de uma das suas grandes apostas do momento que possivelmente poderá fazer parte do conjunto Os Lambas, o kudurista "Tchu-K".
A grande novidade para a nova obra discográfica será a participação do músico Bangão numa das músicas, onde Os Lambas pretendem fazer uma mistura do estilo kuduro e o semba.
"Puto Nagrelha" aconselhou aquelas pessoas que têm criticado o estilo Kuduro para deixarem de fazê-lo, "porque hoje já existem kuduros sem ofensas, temos que considerar que este estilo musical abrange todas as camadas sociais, do gueto e até mesmo às áreas urbanas da cidade. A maior parte das nossas letras servem para transmitir uma boa mensagem ao povo angolano, por exemplo no álbum dos Lambas fizemos uma música que incentiva a JMPLA, e no próximo álbum haverá uma música que trará mensagem para os kuduristas que gostam de ofender, para pararem com esta falta de respeito à nossa sociedade, porque isso pode fazer com que eles acabem mal a sua carreira" alertou.
Para além do vídeo clipe da música "Comboio 2", já estão também produzidas os novos vídeos com as músicas "Mexer o Bumbum" e "Rompimento", que vão se estrear na televisão nas próximas semanas.
Os Lambas é um grupo musical que começou a cantar em 2003, antes eram conhecidos como o "Demónios do Sambizanga". O mesmo foi fundado pelo "Puto Nagrelha" a que mais tarde se juntaram o Amizade e Bruno King, onde saíram com a sua primeira música denominada "Os quatro dos Lambas". É com essa música que eles foram intitulados pela vizinhança do bairro como "Os Lambas".
Depois da morte do Amizade entrou um novo elemento no grupo que é o compositor da maior parte das músicas do grupo. Gravaram a sua primeira obra discográfica este ano. Neste momento, o grupo é constituído por três elementos, nomeadamente Gelson Caio Manuel Mendes (Nagrelha), Bruno André Wibba (Bruno King) e Anderson Vicente Tenente (Handeloy).
“Arquitecto da paz” é o título do primeiro trabalho discográfico a solo do cantor Nagrelha, que será lançado em Julho deste ano, na província de Luanda, capital do país e comportará 12 faixas.
CARREIRA A SOLO DO NAGRELHA

Há 26/02/2017 o famoso "NANA" prestou uma entrevista  à  Agencia de Noticias de Angola  Angop, no Lubango falando da sua carreira á Solo.
 “Estado-maior" Sublinhou que o disco gravado em Angola está a ser masterizado em Portugal, Espanha e Holanda.
O também compositor que esteve no Lubango para um show musical, sem revelar os artistas que farão participação do disco, disse que vai manter o estilo kuduro, com mensagens que realçam a paz e reconciliação nacional, bem como mostrar a união entre a música e a comunidade.
Numa primeira fase, prosseguiu, prevê extrair cerca de 15 mil discos que serão comercializados em todo país a preço de mil Kwanzas.
“O lançamento do meu disco a solo marcará assim os meus 15 anos de carreira como cantor porque isso foi sempre um sonho meu”, disse.
A RECONCILIAÇÃO DOS LAMBAS/ BRUNO KING&NAGRELHA
Afastados há quatro anos, período durante o qual, cada integrante do grupo abraçou a carreira a solo, Nagrelha, Bruno King e Andeloy (Lambas) regressam aos palcos reconciliados num espectáculo “memorável”, tendo em conta a adesão do público e organização “nota dez” da promotora Sambi Eventos.
No espectáculo, foram interpretados “Rebenta”, “Dança da Vassoura”, “Barulho”, “O Quatro”, “Aguenta”, “Dança dos Lambas”, “Provou e gostou” e o sucesso “Comboio”, bem como temas dos discos “Nunca é Tarde”, de Bruno King, e “Arquitecto da Paz”, de Nagrelha.
O trio abriu e encerrou o espectáculo com o tema “Comboio”, num palco montado de forma oval com o ecrã gigante, instalado por trás, que projectava imagens da trajectória do grupo.
Apesar de estar de pé, várias horas, o público não demonstrou sinais de cansaço, mas sim uma vontade enorme de fazer parte do momento de reconciliação entre Nagrelha, Bruno King e Andeloy.
Fruto da popularidade dos Lambas, o local do espectáculo e as zonas adjacentes ficaram praticamente intransitáveis, o que obrigou os agentes da Polícia Nacional e do Corpo de Bombeiro destacados no local a redobrarem esforços para
A FAMA MERECIDA
Nagrelha faz parte dos grupos Os Lambas, que entrou no mercado angolano com a sua primeira música “O Quatro” em 2005. O primeiro sucesso, contudo, foi “A Dança dos Lambas”.
 Com maior legião de fás em Angola, é natural de Luanda, município do Sambizanga; é um cantor com estilo e forma de actuar muito peculiar conforme ele próprio se descreve   ‘a minha maneira de cantar é sem igual’.  ao ser verdade, a sua fama sempre esta no top apesar de ser vaticinado pelos outros artistas do mesmo estilo.
Numa entrevista cedida ao portal Platina line pelo Sarchel Necesio, agudizou que o "kuduro feito no Sambila é genuíno, e é  atravez do "Sambila que se ouve o estilo que retrata assuntos do dia dia é um kuduro do povo, e é o que as pessoas  querem ouvir razão pela qual o melhor kuduro é feito no Sambizanga". 
Seguiu ao dizer na entrevista que  calúnias , boatos e  tantas coisas desagradáveis que recai sobre ele não "dou importancia"  " o segredo desta enorme legião de fãs que carrego comigo, é devido senso as injustiças que criam, e publico acaba por perceber que esses relatos são motivados por inveja".
"Quando alguém pensa que vai criar boatos contra o Nagrelha para ter sucesso engana-se, porque um é que fala mas são muitos que ouvem, e os meus fãs investigam e chegam a conclusão que tudo que falam de mim é falso. Daí eles se aproximarem mais de mim, porque sabem que eu não sou aquilo que estas pessoas dizem. Conta Nagrelha em entrevista".
 Nagrelha diz que vive da música, é casado desde  sábado ( 27) .  sonha em ser administrador do Sambizanga e já disse publicamente também que é platinado. Por isso platinados comente e  mande  os seus parabéns para o Nagrelha um Platinado de coração .




Comentários

Mensagens populares